WEB News

Versão digital do Jornal Impresso INTECH News

Dezembro/ Janeiro / Fevereiro - 2015 / Ano 4 / Número 17

DICA CULTURAL

Matemática não é um bicho papão. E pode ser até divertida

Assim como a Química, a Matemática é geralmente vista como uma vilã nas escolas.

Trata-se de um erro. Como ciência, ela é a base de vários desenvolvimentos tecnológicos, inclusive os que suportam a internet e os avanços da era digital. E mais: os países com um nível educacional alto têm o ensino da matemática como um dos fatores de sucesso. Para nós, a notícia da premiação do carioca Artur Ávila é um motivo de orgulho. Esse brasileiro de 35 anos recebeu a Medalha Fields(1) prêmio mundial da matemática. A honraria é considerada o “Nobel” da área e mostra que podemos sim nos destacar nessa ciência.

Para tornar a matemática mais divertida, trazemos dicas de livros que falam de forma descontraída sobre a ciência. Um deles é de autoria de outro brasileiro, na verdade uma brasileira. Trata-se do História da matemática(2) historiadora, pesquisadora e matemática Tatiana Roque. Segundo a editora Jorge Zahar, que publicou a obra, “um dos objetivos principais do livro é acabar com a falsa ideia de que a matemática seja essencialmente abstrata e teórica e acessível apenas a gênios”.

Outro autor, o inglês Ian Stewart, professor de matemática da University of Warwick(3) no Reino Unido, tem vários livros sobre o tema. Um deles é o Almanaque das curiosidades matemáticas. Nessa obra, ele explicação – de forma fácil e divertida - por que não se pode dividir um número por zero. Matemático criativo, Stewart também destrincha teorias mais complexas como a dos números de Fibonacci e o efeito borboleta. Ele igualmente responde perguntas instigantes como “a quantas pessoas é preciso perguntar a data do aniversário até que duas digam o mesmo dia”. Ficou curioso? Vá ao site da editora Zahar4

Fontes:

1. http://bit.ly/medalhafields

2. http://bit.ly/historiadamatematica

3. http://www2.warwick.ac.uk/

4. www.zahar.com.br

CONTEÚDO EXCLUSIVO DO SITE

Explore outras publicações da Zahar Editores

Fundada em 1956, a Zahar é pioneira na publicação de livros de ciências humanas e sociais no Brasil. Conheça, abaixo, alguns deles:

· Mania de Matemática - Diversão e jogos de lógica e matemática: o livro aborda o extraordinário mundo dos quebra-cabeças e paradoxos matemáticos, analisado por um dos mais conhecidos divulgadores de ciência, Ian Stewart. Nele, o autor reúne uma grande variedade de desafios, todos eles construídos em torno de um incrível relato ficcional. Ao longo do livro, somos apresentados a importantes problemas matemáticos e personagens bem curiosos, em histórias atraentes, incitantes e muito divertidas. A publicação fez tanto sucesso que já está em seu segundo volume, intitulado Mania de matemática 2 - Novos enigmas e desafios matemáticos.

· A música dos números primos - A história de um problema não resolvido na matemática: O mistério dos números primos passou a ser considerado o maior problema matemático de todos os tempos. Em meados do século XIX, o alemão Bernhard Riemann formulou uma hipótese: é possível uma harmonia entre esses números primos, à semelhança da harmonia musical. A partir de então, as mentes mais ambiciosas da matemática embarcaram nessa procura que parece não ter fim. O relato desse verdadeiro Santo Graal da matemática é feito pelo brilhante professor de Oxford, Marcus du Sautoy.

· 17 equações que mudaram o mundo: neste livro, Ian Stewart explora as conexões vitais entre a matemática e o progresso da humanidade e demonstra como as equações são parte integrante da nossa vida desde a Antiguidade, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento - seja com a comunicação global, GPS, lasers, naves espaciais ou a energia atômica.

Voltar

ESCRITÓRIO SÃO PAULO

Av. Adolfo Pinheiro, 1010 - cj 52
CEP 04734 002 - São Paulo - SP - Brasil
TEL: 55 (11) 2129-2100
FAX: 55 (11) 2129-2121

ESCRITÓRIO RIO DE JANEIRO

Av. Rio Branco, 156 - cj 1007
CEP 20040-901 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil

Intech Enegenharai Empresa Certificada
Copyright © Intech Engenharia - Todos os direitos reservados.