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Dezembro/ Janeiro / Fevereiro - 2015 / Ano 4 / Número 17

INTERNACIONAL

HDI, parceira internacional da INTECH, executa projeto na França

A RTE, companhia nacional francesa que gerencia a rede de transmissão de energia, contratou a Horizontal Drilling International (HDI) para realizar as obras de perfuração horizontal direcional do projeto que interliga a cidade de Bordeaux à usina nuclear mais próxima do município.

Com 19 km de extensão, o trecho terá 1181 metros executados pelo método de HDD, com destaque para a travessia do rio Garonne. A construção dessa rede de transmissão de 225 kV é considerada um grande desafio pela empresa de energia, que está investindo 43 milhões de euros na rota. Os serviços de HDD representam quase 10% desse valor e estão a cargo da HDI, que é parceira da INTECH em vários projetos mundiais, inclusive no Brasil.

A travessia do rio Garonne será executada a uma profundidade de 57 metros abaixo do solo (a 36 metros abaixo do leito do rio). No ponto de execução da obra, o rio tem 1 mil metros de largura. Embora o projeto de instalação da rota de 19 km tenha sido iniciado em 2012, a etapa de perfuração horizontal direcional começou em junho de 2014. Naquele mês foram abertas as estradas de acesso para o canteiro de obras e também o poço para lançamento da perfuração. Depois dos ajustes iniciais, a HDI passou a instalar uma tubulação de 1016 mm de diâmetro ao longo de 104 metros, com o objetivo de proteger o furo executado da camada de pedregulhos do leito de rocha.

Paralelamente à etapa inicial, a HDI também recebeu todas as tubulações que serão usadas no projeto, incluindo os tubos de aço (com diâmetro de 660 mm) e os de polietileno de alta densidade (PEAD). Nesse último caso, estamos falando de dutos com 250 mm de diâmetro que vão abrigar os cabos elétricos da rede de cabos de transmissão em 225 kV. Os tubos passaram, então, a serem interligados: com solda nas junções no caso dos dutos de aço e por extrusão no caso dos dutos de PEAD. “Estes métodos permitem uma força máxima de inserção dos dutos de PEAD nos dutos de aço”, explica fonte da HDI.

Já a perfuração direcional foi iniciada na segunda quinzena de setembro com a instalação da tubulação de proteção de aço de 1016 mm. Antes de ser transferida para a margem direita do rio Garonne, onde começou a executar as fases de alargamento do furo (reaming bore), a perfuratriz com 425 toneladas de capacidade foi posicionada na margem esquerda para executar o furo piloto. Duas etapas de alargamento (reaming) serão necessárias para alargar a abertura de escavação até o diâmetro final: na primeira, o furo deve ser alargado até 600 mm, seguido de outra fase onde atinja 936 mm.

A etapa seguinte envolveu a inserção de uma tubulação com 600 mm de diâmetro e 1200 m de extensão (préfabricada em uma única secção) ao longo do eixo do furo, antes do recebimento das clover sleeves, processo que durou 24 horas e foi realizado com uma perfuratriz modelo 435T. Já a etapa final do projeto de HDD (em andamento em dezembro de 2014), envolve a injeção de um grout térmico nos dutos anulares entre a tubulação de PEAD e os dutos de aço.

Essa ação acontece para a difusão do calor dos cabos e energia para o entorno do terreno. Em termos de aprovação, o trabalho será validado com uma etapa de simulação de passagem de cabos e com a passagem de uma câmera para filmagem dos dutos.

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